O Hub de Inovação Caatinga Valley, em parceria com o Sebrae/PB, promoveu em Cajazeiras, entre os dias 26 e 28 deste mês, o Caatinga Start, evento que uniu estudantes, empreendedores e entusiastas da tecnologia e dos negócios em uma maratona de inovação. A proposta foi estimular a criatividade e a busca de soluções práticas para desafios ligados a setores estratégicos, como educação, saúde e varejo.
Realizado na sede do IFPB em Cajazeiras, o encontro contou com a participação de quase 100 inscritos. Além das mentorias especializadas, os participantes foram desafiados a criar projetos inovadores, passando por etapas de imersão, workshops e painéis temáticos. Durante dois dias e meio, dedicaram-se ao estudo, planejamento e validação de ideias, culminando na apresentação final em formato de pitch.
Segundo o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, o evento consolida a maturidade do Hub de Inovação Caatinga Valley e reforça o papel do empreendedorismo para o desenvolvimento local. “Esse trabalho teve o intuito de fomentar o empreendedorismo, assim como a própria inovação como áreas estratégicas de desenvolvimento. É uma forma de envolver o ambiente educativo e trabalhar a discussão de problemáticas ligadas diretamente ao fortalecimento da nossa economia”, destacou.
Das 16 propostas apresentadas, três foram selecionadas como vencedoras: Sua Vez na Fila (1º lugar), Aero Flash (2º lugar) e RCS (3º lugar). Os dois primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro de R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Já o terceiro colocado foi contemplado com mentoria especializada. Os três grupos vencedores também ganharam uma viagem de visita técnica ao Porto Digital, no Recife-PE, considerado um dos principais polos de inovação do país.
Para o Sebrae, os resultados superaram as expectativas. “É uma avaliação muito positiva, tendo em vista que os participantes tiveram dois dias e meio para propor uma solução, desenvolver essa solução e depois validar. Acreditamos que estamos no caminho certo, especialmente pela perspectiva de surgimento de novas startups em Cajazeiras”, concluiu Talles Vasconcelos.
Redação D1