Nesta sexta-feira, 4 de julho, Cajazeiras será palco de um evento histórico para o Alto Sertão paraibano: a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres. Organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), a conferência será realizada no auditório do UNIFSM e marca a abertura oficial do calendário da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres no estado da Paraíba.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento ocorrerá das 8h às 17h e reunirá representantes dos municípios de Cajazeiras, Bom Jesus, Carrapateira, Cachoeira dos Índios, Triunfo, Santa Helena e Poço de José de Moura. Além dos municípios, entidades da sociedade civil, conselhos de direitos, movimentos sociais e órgãos públicos com atuação na defesa e promoção de políticas para mulheres também participarão do encontro.
A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Léa Silva, destacou o pioneirismo da iniciativa ao promover a primeira conferência regional da Paraíba dentro da etapa nacional. Em entrevista concedida ao programa Boca Quente, da Rádio Difusora, nesta quarta-feira (2), ela ressaltou o esforço pessoal em articular a participação dos prefeitos da região.
“É a primeira conferência da Paraíba, falando no todo, que conseguimos fazer de forma regionalizada. Eu fui pessoalmente conversar com os prefeitos para explicar a importância dessa união regional e fomos muito bem acolhidos. Agradeço a todos os gestores e à secretária estadual Lídia Moura, que se deslocará da capital para prestigiar esse momento histórico em Cajazeiras”, afirmou Léa durante a entrevista.
A conferência terá como palestrante principal a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, que trará uma análise crítica e propositiva sobre os desafios e avanços nas políticas públicas para mulheres, com foco na realidade do Sertão.
A programação será voltada à escuta, articulação e formulação de propostas que atendam às necessidades reais das mulheres sertanejas. Serão debatidos eixos estratégicos como:
- Autonomia econômica das mulheres
- Igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e na sociedade
- Combate à violência de gênero, ao assédio e à discriminação
- Ampliação do acesso a políticas públicas essenciais
- Fortalecimento da participação política e ocupação de espaços de poder pelas mulheres
A transversalidade — ou seja, a integração dessas pautas a todas as áreas da administração pública — será um dos princípios orientadores dos debates e propostas.
A 1ª Conferência Regional representa mais do que um encontro institucional; trata-se de uma pactuação entre os municípios envolvidos para a construção conjunta de políticas efetivas, democráticas e inclusivas para as mulheres do Alto Sertão da Paraíba.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/wNAZDHaeeeBMU9fW8
Ouça o que disse Léa Silva:
Veja a entrevista na integra:
Redação D1