A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana, participou nesta segunda-feira da oitava edição da campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia”, reforçando as ações de enfrentamento à importunação sexual no Carnaval. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o município.
O evento aconteceu no auditório da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), e contou com a participação da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cajazeiras, Léa Silva.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre o respeito ao corpo da mulher e alertar para o crime de importunação sexual, que, conforme a Lei nº 13.718/2018, prevê pena de um a cinco anos de prisão. A campanha é coordenada pela Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav) e envolve uma atuação integrada de órgãos como a Secretaria das Mulheres e Diversidade Humana, Secretaria de Segurança e da Defesa Social, Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça da Paraíba e Defensoria Pública.
As ações chegarão a diversas cidades paraibanas, incluindo Cajazeiras, com a distribuição de materiais educativos, como leques e adesivos contendo números de denúncia e emergência. As atividades preventivas acontecerão durante as prévias carnavalescas e ao longo do Carnaval, com apoio da Coordenadoria das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, fortalecendo a rede de proteção no Alto Sertão.
“Levar essa campanha para cidades como Cajazeiras, que realiza o maior Carnaval da Paraíba, é fundamental, porque garante que a informação e a proteção cheguem a todas as regiões do estado. O Carnaval é um momento de alegria, mas também de responsabilidade e respeito às mulheres”, destacou Léa Silva.

D1 com Secom/CZ