Um candidato do Enem 2025 em Manaus foi eliminado neste domingo (9) após seu relógio digital disparar um bip de hora durante a prova, mesmo estando dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador. O caso ocorreu na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona norte da cidade. Everton Gomes, 30 anos, designer de interiores, gravou um vídeo explicando o ocorrido.
Everton relatou surpresa com a eliminação. “Eu realmente não sabia que o relógio poderia ser desclassificado por conta disso. Se eu soubesse, não teria levado”, disse. Ele explicou que usa o relógio diariamente para trabalho, estudo e outras atividades, e que esta foi sua segunda tentativa no exame. “Essa foi minha segunda prova do Enem, e eu gostaria muito de cursar Psicologia. Foi por isso que tentei fazer as provas, no caso fui eliminado, mas enfim… agora, quem sabe ano que vem”, acrescentou.

Apesar de compreender as regras sobre aparelhos eletrônicos, Everton questionou a forma como a fiscalização foi conduzida. “É uma forma justa para outros tipos de aparelho, mas o que me deixou indignado é que eles não analisaram o relógio, abriram o pacote ou verificaram se era digital. A moça só pediu para eu me retirar”. O Ministério da Educação (MEC) reforça que qualquer dispositivo que emita som durante a prova, mesmo dentro de envelope lacrado, pode levar à eliminação e recomenda desativar alarmes, retirar baterias ou deixar o aparelho em casa.
Difusora1 com informações do G1



