Um levantamento da Edmunds revela que os carros elétricos usados agora vendem mais rápido que os modelos a combustão nos EUA, mesmo com o mercado de seminovos desacelerando. Enquanto o tempo médio para vender um veículo de três anos subiu para 41 dias, os EVs permanecem apenas 34 dias em estoque, à frente de híbridos (40 dias), diesel (41) e gasolina (43). Esse movimento ocorre em meio a preços elevados: no terceiro trimestre de 2025, um seminovo médio chegou a US$ 31.067, cerca de 5% acima do ano anterior.
O motivo da agilidade é o custo-benefício. Um elétrico de três anos custa em média US$ 29.900, com 35,6 mil milhas rodadas, e quase dois terços dos EVs usados estão na faixa de US$ 20 mil a US$ 30 mil, contra cerca de 42% dos carros a combustão. Além disso, 66% têm menos de 40 mil milhas. Embora representem só 1,6% do estoque total, modelos como Hyundai Ioniq 5, Volkswagen ID.4 e Ford Mustang Mach-E aparecem com até US$ 25 mil de desconto em relação ao zero quilômetro.
O efeito é visível no ranking dos modelos de três anos que vendem mais rápido: mais da metade são eletrificados, com destaque para o Tesla Model S, vendido em 22 dias, e o Model 3, em 24 dias. No Brasil, o mercado ainda é pequeno, mas a tendência americana indica que uma mudança pode estar próxima.
Difusora1 com informações da Edmunds