CCJ aprova cassação do mandato de Carla Zambelli; decisão vai ao plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (10), por 32 votos a 2, a recomendação de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão, que rejeitou o parecer do relator Diego Garcia — favorável à manutenção do mandato —, levou à aprovação de um novo relatório, elaborado por Cláudio Cajado (PP-BA), que defende a perda do cargo. O plenário deve votar o caso ainda hoje, e são necessários 257 votos para confirmar a cassação.

Zambelli foi condenada pelo STF a dez anos de prisão por comandar invasão aos sistemas do CNJ. A decisão é definitiva. A deputada fugiu para a Itália, foi presa perto de Roma e aguarda análise do pedido de extradição. Além da pena, o STF determinou a perda imediata do mandato, prevista na Constituição para casos de condenação criminal sem possibilidade de recurso.

Na CCJ, Zambelli participou remotamente, declarou-se inocente e afirmou ser alvo de “perseguição política”. Parlamentares da oposição repetiram o argumento e defenderam que a cassação abriria “precedente perigoso”. Deputados governistas rebateram, afirmando que não cabe à Câmara revisar o mérito da condenação e que não é possível manter no cargo alguém condenado a mais de dez anos de prisão. A derrota do parecer original foi atribuída a mudanças na composição da CCJ, com a substituição de seis membros do União Brasil.

Difusora1 com informações do G1

Gostou Compartilhe..