Cerca de 24 mil famílias na Paraíba serão beneficiadas com alimentos da reforma agrária

Representantes de associações e cooperativas que reúnem assentados da reforma agrária das regiões da Zona da Mata e do Agreste da Paraíba participaram, no último dia  (1º), de evento realizado na Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CBCAFES), em Sapé, para a assinatura de propostas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2025. O Incra na Paraíba (Incra/PB) foi representado pelo engenheiro agrônomo Eduardo Vasconcelos de Medeiros, da Divisão de Desenvolvimento Sustentável.

A atividade marca o início da execução dos projetos que irão beneficiar diretamente 23.999 famílias em oito municípios paraibanos, por meio do fornecimento de alimentos saudáveis e da valorização da produção da agricultura familiar.

As propostas foram elaboradas pela equipe técnica da CBCAFES, entidade vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e à Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), que atua com assistência técnica e elaboração de projetos para os empreendimentos da agricultura familiar assentada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a executora do programa, responsável pela operacionalização dos recursos. As propostas foram apresentadas por cooperativas e associações da agricultura familiar, com suporte técnico do CBCAFES.

Os alimentos que serão fornecidos pelas associações e cooperativas contempladas no projeto, localizadas nos municípios de Sapé, Mari, Remígio e Casserengue, incluem feijão-verde, macaxeira a vácuo, inhame, coco verde, polpas de frutas, iogurte de leite de cabra, quiabo, maracujá, limão, macaxeira com casca, bolos caseiros, doces e acerola. Os itens serão destinados a entidades socioassistenciais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.

Entre as entidades fornecedoras envolvidas estão: Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Tiradentes (Cooperat), em Mari; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares (Coopaz), em Mari; Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano (Coopac), do assentamento Che Guevara, em Casserengue; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Oziel Pereira (Coopap), em Remígio; e as Associações dos assentamentos Padre Gino, Nova Vivência e João Pedro Teixeira, em Sapé.

Já as entidades que receberão os alimentos incluem os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Sapé, Sobrado, Casserengue, Remígio, Barra de Santa Rosa, Cubati, além de organizações como o Centro da Assembleia de Deus de Educação Sociocultural, o Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira e a Cozinha Comunitária do Taipa.

Os alimentos vão beneficiar 23.999 mil famílias dos municípios de: Remígio (10.730 famílias), Sapé (3.806 famílias), Sobrado (3.122 famílias), Cubati (3.091 famílias), João Pessoa (1.722 famílias), Barra de Santa Rosa (760 famílias), Lagoa Seca (510 famílias) e Casserengue (258 famílias).

O número expressivo de famílias beneficiadas reflete o papel do PAA na promoção da segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária na Paraíba.

Representação institucional e social

Também participaram do evento representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil, entre eles o gerente de Operações e de Suporte Estratégico da Conab, Anderson Maurício; a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Werton; o secretário executivo da Secretaria de Estado da Economia Solidária (Sesol), Roberto Beltrão; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PB), Arimateia França; a técnica da Empaer Marta Fernandes; o representante da Prefeitura de Sapé, Major Sidner; a vice-prefeita de Sapé, Lenilda Leôncio; a representante do Cras de Sapé, Denise Ribeiro; o representante dos sete empreendimentos da agricultura familiar envolvidos no projeto, Damião Guedes; a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Dilei Aparecida; e a prefeita do município de Mari, Lúcia de Fátima.

D1 com Assessoria

Gostou Compartilhe..