No mês da criança e do professor, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) entregará a premiação dos vencedores da Etapa Estadual do ‘Prêmio MPT na Escola 2025’, em cerimônia nesta quarta-feira, a partir das 14h, no Senac, em João Pessoa. O projeto traz como tema ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. Este ano, mobilizou aproximadamente 20 mil estudantes e 2 mil professores de 150 escolas públicas de 15 municípios paraibanos. Os primeiros lugares de cada categoria vão representar a Paraíba na Etapa Nacional. Os trabalhos apresentados concorreram nas categorias: conto, desenho, música e poesia.
Participaram do projeto alunos de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Cabedelo, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Guarabira, Sapé, Patos, Aroeiras, Picuí, Cajazeiras, Boa Vista e Montadas.
A premiação será dividida em três grupos. No Grupo 1, serão premiados trabalhos de alunos de 4º e 5º anos que abordaram a temática do trabalho infantil. No Grupo 2, serão contemplados estudantes de 6º e 7º anos, que desenvolveram trabalhos sobre aprendizagem profissional. O grupo 3 é formado por alunos de 8º e 9º anos, com a temática da saúde e segurança nas escolas.
“Este projeto tem como objetivo despertar a atenção de crianças e adolescentes para a realidade social do país e da cidade onde vivem. O ‘MPT na Escola’ é um projeto que mobiliza estudantes, educadores e familiares. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas em cada etapa. Mais do que uma premiação, queremos incentivar a consciência cidadã e alertar a sociedade para o grave problema que é a exploração do trabalho infantil”, afirma o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes).
A seleção dos vencedores foi realizada por uma comissão – externa ao MPT – que avaliou os trabalhos de cada categoria.
O projeto
O ‘Prêmio MPT na Escola’ faz parte do projeto “Resgate a Infância”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.
A proposta é mobilizar, incentivar a produção cultural e, ao final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes, assim como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
D1 com Ascom/MPT-PB