Concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal” tem 7.649 redações inscritas de estudantes da rede estadual

A 2ª edição do concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal” encerrou com 7.649 redações inscritas de estudantes da rede pública estadual, o que representou um aumento de 46,78% de novas redações em relação ao ano passado. Em números absolutos, foram 2.438 redações acrescidas neste ano de estudantes de 211 municípios e abrangendo escolas estaduais das 16 regiões de ensino. As inscrições encerraram no último dia 9 de agosto.

O concurso de redação “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal”, que terá premiação este ano em dinheiro de R$ 20 mil para os dez melhores textos, é uma parceria que envolve a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a LOTEP-PB. Em 2025, o tema foi “Jogos on-line e responsabilidade social: a arrecadação em prol das políticas públicas”.

PREMIAÇÃO EM DINHEIRO ENGAJA MAIS – Segundo o professor e Coordenador-Geral do Programa Desafio Nota 1000 da Secretaria de Educação, José Carlos Ribeiro, revelou que a premiação com valor em dinheiro se engajou mais este ano ao elevar em quase 50% o número de redações.

“O prêmio em dinheiro sempre atrai mais, principalmente porque a maior parte dos estudantes é de famílias de baixa renda”, justificou.

MOTIVO DE ORGULHO DA LOTEP – Para o superintendente da LOTEP-PB, Petrônio Rolim, o apoio da autarquia ao concurso ‘Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal’ 2025 “é motivo de muito orgulho para a Loteria do Estado da Paraíba”.

FORTELECER REDE ESTADUAL DE ENSINO – Segundo Petrônio, a gestão da LOTEP, no Governo João Azevêdo, tem apoiado áreas como cultura, esportes e saúde, “mas também enxergamos na educação uma forma essencial de transformar vidas. Este projeto, que trata do incentivo à redação, além de fortalecer a rede estadual de ensino, possibilita a oportunidade para que jovens tenham acesso a aulas gratuitas de redação e aumentem seu potencial frente aos desafios que a vida acadêmica e profissional futura os aguarda”, frisou.

ESCOLHA DO TEMA EM 2025 – O gestor da LOTEP comentou sobre o tema deste ano. “Escolher o tema sobre responsabilidade social dos jogos online e a destinação da arrecadação para políticas públicas, aproxima ainda mais os estudantes de uma discussão atual e relevante. Isso desperta o interesse crítico, e mostra como o jogo, quando regulado e fiscalizado, pode se tornar um instrumento de desenvolvimento social. Este prêmio, ou seja, o prêmio Redação Nota 1000, é mais do que um reconhecimento.”

Segundo o superintendente da LOTEP, o crescimento de quase 50% de estudantes inscritos, nesta edição, em relação ao ano anterior no número de redações “é um incentivo para que cada estudante siga acreditando em seu talento. E para nós que fazemos a Loteria, para a própria instituição, é investir no futuro da educação da Paraíba, por isso o nosso slogan da Loteria é Credibilidade que transforma. Confiança que inspira”, declarou.

REDAÇÕES DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS – Na edição de 2025, as 10 redações premiadas em dinheiro foram divididas em dois grupos. Cinco prêmios destinados para a ampla concorrência, enquanto os outros cinco prêmios para participantes inscritos no grupo de ações afirmativas: um prêmio para estudante com deficiência; um prêmio para estudante indígena; um prêmio para estudante quilombola; um prêmio para estudante negro (preto ou pardo) e um prêmio para estudante transexual/travesti.

ENTREGA EM SETEMBRO – A entrega da premiação dos dez vencedores ocorrerá no próximo mês de setembro, mas a data e o horário serão ainda definidos pela Escola de Administração Tributária (ESAT) da Sefaz-PB, LOTEP e a Secretaria de Educação do Estado.

D1 com Ascom/SEFAZ-PB

Gostou Compartilhe..