Coordenador do PROCON estadual de Cajazeiras, Livio Abreu, presta entrevista à Patamuté FM e fala sobre o trabalho do órgão

Em uma entrevista prestada com exclusividade ao programa ‘Sempre Alerta’ desta terça-feira (16), da rádio Patamuté FM, o coordenador do PROCON estadual de Cajazeiras, Livio Abreu, trouxe informações sobre o trabalho do órgão: “Essa operação que se iniciou ontem (15) na cidade de João Pessoa, paralelamente ela está sendo feita em todo Estado da Paraíba pelo PROCON estadual. A gente está com diversas equipes de fiscalização nesse momento, e paralelamente, agindo em todo o Estado. O trabalho de fiscalização, ele na verdade é um trabalho silencioso no primeiro momento. A gente não pode dizer ‘vai ter fiscalização hoje, amanhã’, nem eu posso também informar em qual cidade os fiscais já estão aqui no interior, mas eu garanto, eles já estão no nosso interior, já estão fazendo um trabalho de fiscalização rotineira e também esse trabalho da operação em cima  desse aumento que foi dado na última semana, pra quê? Para garantir que as empresas estão cumprindo e para garantir que elas só aumentem realmente o preço a partir do momento que o combustível no valor superior esteja lá na bomba”, disse Livio.

O coordenador disse ainda que o órgão já enviou notificação a mais de 10 postos de gasolina em Cajazeiras: “Em Cajazeiras enviamos notificações a mais de 10 postos de gasolina, justamente os que a gente verificou que aumentou o valor. Aqui em Cajazeiras desde que eu assumi o PROCON, a gente tenta fazer um trabalho da seguinte forma: sempre tem esse aumento, que é um aumento autorizado pela Petrobras, o aumento ele vem em cadeia, a Petrobras passa para a distribuidora, a distribuidora passa para o posto, e o posto passa para o consumidor. Sempre que tem, a gente já começa a acompanhar de um período anterior para ver quais os postos. Aqueles primeiros postos que começam aumentando, a gente sempre notifica, já para verificar, se aquele aumento que ele está repassando para o consumidor, se ele já está sendo verificado no momento da compra, se não for comprado o combustível mais caro e está sendo vendido mais caro para o consumidor, isso sim é abuso de preço, isso é crime contra o consumidor”, continuou o coordenador.

Livio Abreu também chamou a atenção para que o consumidor que por ventura venha se sentir enganado, denuncie: “É um clamor que eu faço ao consumidor, não tenha medo de denunciar. Mande sua denúncia, a gente está com canais onde o consumidor, ele pode denunciar sem sequer sair de sua casa. Tem o WhatsApp do PROCON, tem e-mail, tem telefone. A gente não vai identificar para aquela empresa, quem a denunciou”.

O coordenador comentou que a maior demanda do PROCON é a questão de fraudes em benefícios: “Hoje a gente vive um momento preocupante, e eu digo isso, já fazendo essa pausa, porque a gente vem em uma constância de fraudes contra os aposentados, pensionistas, pessoas que já estão no momento da vida de vulnerabilidade, que deveriam descansar sua cabeça, e estão sendo vítimas de fraudes de associações, sindicatos, clubes de benefício, empresas que não existem, que por vazamento de dados, essas empresas conseguem implantar nos benefícios, descontos. Valores de 20, 30, 40, 50, até 80 reais. Muitas vezes, o idoso lá não verifica isso, não consegue verificar, não tem quem ajude, e aí é descontado por vários e vários meses. Nesse momento, essa é a nossa maior luta, a maior demanda do PROCON, não só estadual, mas eu acredito que de todos. São essas empresas, e não é uma, não são duas, são dez, vinte empresas com siglas diferentes, mas quando você vai olhar o endereço é tudo de um canto só. Empresa de São Paulo, empresa de Brasília e Espírito Santo, praticando e efetivando fraudes em benefícios em todo Brasil. Nesse momento, essa é a maior demanda do PROCON”, pontuou.

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