Começou na tarde dessa última terça-feira (12), no Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mais uma edição do Curso de Gestão por Processos. O objetivo é desenvolver competências para a melhoria do desempenho institucional do hospital. Gestores e lideranças do HUJB serão capacitados com conhecimentos e habilidades em gestão por processos para poderem aplicar esta metodologia na instituição.
A gestão por processos é uma metodologia que visa melhorar a eficiência e a eficácia dos processos organizacionais através da identificação, análise, modelagem, implementação e monitoração deles. Essa metodologia vem sendo amplamente utilizada pelas empresas para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.
O curso é organizado pelo Setor de Governança e Estratégia e pelo Escritório de Processos. Conforme os organizadores, a gestão por processos pode melhorar a eficiência do serviço e aumentar a satisfação do paciente. Também pode viabilizar a transformação de processos para garantir recebimento físico e fiscal de medicamentos com acurácia, agilidade e conformidade e implantação de sistemas de uma maneira mais ágil e com menos transtornos.
A implementação da gestão por processos no HUJB-UFCG faz parte do projeto estratégico do pilar Desenvolvimento Institucional do Plano Diretor Estratégico 2024-2028, estando alinhado ao seu propósito de “Saúde, Ensino, Pesquisa e Inovação a Serviço da Vida e do SUS” e à visão de “Estabelecer-se como hospital universitário, sustentável, referência para o SUS na assistência de média e alta complexidade do Sertão paraibano”. O projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) 2025.
As demais atividades do curso ocorrerão nos dias 19 e 26 de agosto e 2 de setembro deste ano, no horário das 14h às 18h.
Para o superintendente do HUJB-UFCG, Luiz Jardelino Neto, o curso reforça a importância das ferramentas e métodos de gestão por processos. “O conhecimento dessas técnicas impacta positivamente não só no funcionamento do hospital, mas enriquece bastante o lado profissional. Então, a aplicação da metodologia é fundamental para um bom funcionamento de qualquer instituição”, disse.
Conforme Jardelino, esse curso é um investimento da Ebserh que visa capacitar a sua força de trabalho para atuarem de forma mais eficiente. “Os gestores e lideranças estão sendo capacitados para utilização de uma ferramenta que hoje é a vanguarda da técnica administrativa”.
Segundo Reno Alexandre de Sousa Lisboa, gerente Administrativo Substituto, no curso são muitas teorias, mas também muita prática, exigindo que cada participante se esforce para compreender todos os conceitos. Essa compreensão contribuirá para a elaboração e mapeamento dos processos, bem como na estruturação de cada um desses processos. “Depois do processo feito, entramos numa fase muito importante, que é quando vemos a prosperidade com toda essa técnica, na gestão do processo. Você monitora o que já desenhou, mapeou e procura oportunidades no gerenciamento do dia a dia desse processo”, completou Reno Lisboa.
O gerente de Ensino e Pesquisa, José Ferreira Lima Junior, destacou que a metodologia permite promover ganhos na gestão a médio e longo prazos. Por isso, solicitou o empenho dos participantes nesse aprendizado, para poderem contribuir também com o ensino de graduação no hospital, já que alguns desses participantes acolhem alunos de cursos da UFCG. “Envolvê-los também no conhecimento sobre a gestão por processo será uma oportunidade para o estudante conhecer essa realidade aqui no hospital”, disse o gerente.
Maria Mônica Paulino do Nascimento, gerente de Atenção à Saúde, lembrou que o HUJB-UFCG buscou aprender a fazer gestão por processos quando ainda não integrava a Rede Ebserh. Segundo ela, o hospital já tinha interesse em saber como é fazer esse tipo de gestão, por isso, capacitou gestores e começou a utilizar essa metodologia. “Hoje vemos que todo o desenvolvimento do hospital caminha a partir de ferramentas de gestão e essa, sem dúvida, é uma das principais. Por isso, precisamos torná-la viva dentro das nossas unidades, setores, divisões, gerências e superintendência, porque de fato, contribui para o fortalecimento do hospital”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascom/HUJB