O deputado federal Damião Feliciano confirmou que o deputado Aguinaldo Ribeiro deverá assumir a presidência da federação formada entre União Brasil e Progressistas (PP) na Paraíba. A declaração foi dada durante entrevista à imprensa, em que o parlamentar também afirmou que a federação ficará alinhada politicamente ao grupo liderado pelo vice-governador Lucas Ribeiro.
Segundo Damião, o entendimento político já está construído, mesmo que o acordo ainda não tenha sido formalizado por escrito. “Não está decidido porque ainda não assinaram, mas a coisa já está encaminhada”, afirmou.
O deputado explicou que a definição coloca Aguinaldo Ribeiro como o principal articulador da federação no estado. “Quem vai ficar com a presidência da federação é, provavelmente, o deputado Aguinaldo Ribeiro”, disse.
Questionado se permaneceria no União Brasil, Damião foi direto. “Fico no União Brasil. Nós estamos no União Brasil.” Ao ser perguntado sobre para quem ficará o comando político da federação, se com o senador Efraim Filho ou com Lucas Ribeiro, Damião foi categórico. “Vai ficar com Lucas”, declarou.
A fala reforça que a federação União Brasil–PP, que reunirá uma das maiores estruturas partidárias da Paraíba, deverá caminhar ao lado do atual vice-governador, que deve assumir o Governo do Estado com a saída de João Azevêdo para disputar o Senado.
Damião Feliciano informou que a formalização da federação está prevista para os próximos dias. “Dia 30 de janeiro, no máximo na primeira semana de fevereiro, essa decisão sai oficialmente”, afirmou.
Apesar de ainda não haver documento assinado, o deputado deixou claro que, nos bastidores, a decisão já está tomada. “Extraoficialmente, eu já confirmei”, concluiu.
Com isso, o grupo de Aguinaldo e Lucas Ribeiro se fortalece na disputa pelo controle político da federação, que deve ter papel decisivo na montagem das chapas e alianças para as eleições de 2026 na Paraíba.
D1 com Fonte 83