Entre os dias 1º e 12 de outubro, período que antecede o Dia das Crianças, o faturamento do comércio brasileiro cresceu 6,82% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Os dados são da Getnet, fintech de pagamentos do Grupo Santander, que monitora as vendas tanto físicas quanto digitais.
Segundo o levantamento, o varejo foi o principal impulsionador do desempenho positivo, com alta de 9,03% no período, enquanto o atacado também apresentou crescimento, de 4,9%. Entre os canais de venda, o físico avançou 6,49%, e o digital, 8,05% de aumento nas transações.
O destaque ficou por conta das lojas de departamento no ambiente físico, que registraram crescimento de 23%. Segundo a Getnet, o resultado reflete a combinação de promoções agressivas, retomada do fluxo presencial e integração com canais online.
– O Dia das Crianças é uma data estratégica para o varejo, pois antecipa o movimento de fim de ano e revela o comportamento de compra das famílias – afirma Rodrigo Carvalho, Superintendente de Analytics da Getnet.
Outra pesquisa confirma o bom desempenho da data: No Dia das Crianças, os pedidos de brinquedos tiveram um aumento de 340% comparado ao final de semana anterior no iFood, segundo a empresa.
Foto: Guito Moreto
D1 com O Globo