No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 466 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
O ouvidor geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, esteve presente no mutirão do HUJB-UFCG e, na ocasião, destacou o esforço do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Ebserh e da presidência da República em reduzir o tempo de espera na fila do SUS. “É um momento muito importante e de muita alegria e felicidade, estarmos aqui com nossos pacientes e trabalhadores nesse esforço de fortalecimento do SUS em todo o país”, declarou.
Durante a ação, foram realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: exéreses de lipoma, vasectomias, postectomias, hernioplastias umbilicais, hernioplastia inguinal esquerda, hernioplastia inguinal escrotal à direita, hernioplastia epigástrica, tratamento cirúrgico de hidrocele, exérese de cisto pilonidal. Além disso, foram realizadas consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, reumatologia e cardiologia, bem como exames laboratoriais e ultrassonografias.
Segundo o superintendente do HUJB-UFCG, Luiz Jardelino de Lacerda Neto, graças ao esforço conjunto e à competência no trabalho de toda a equipe, o hospital alcançou resultados notáveis. Segundo ele, são números que representam não somente o sucesso do “Dia E”, mas acima de tudo, a força do trabalho diário que cada colaborador realiza com compromisso e excelência. “Foi essa contribuição constante que possibilitou um dia tão impactante para a nossa comunidade. A consolidação e a expansão do HUJB são resultados diretos desse esforço coletivo. Seguimos juntos, com o compromisso de fortalecer cada vez mais uma instituição humana, resolutiva e comprometida com a excelência no cuidado à saúde”, evidenciou.
A gerente de Atenção à Saúde do HUJB, Maria Mônica Paulino do Nascimento, informou que foram beneficiadas pessoas do Alto Sertão da Paraíba. Para ela, o Ebserh em Ação não é feito somente nos dias “E”. “Também nos empenhamos muito para, no cotidiano do hospital, ampliarmos o acesso aos serviços via SUS à população dessa região”, completou.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Maria Izonilva Costa, que sofre de fibromialgia e sempre é atendida no HUJB-UFCG. “Vim para uma consulta com a médica reumatologista. Aqui é um local maravilhoso e acolhedor. Quando venho, sou muito bem atendida, por isso, sou grata aos médicos e a todos que me atendem. Eles são ótimos”, disse.
Para Jamildo Padre, médico endocrinologista do HUJB-UFCG, atuar no mutirão foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. “Esse Dia E representa o que a Ebserh traz para a nossa região, ou seja, um maior compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, além de prestar toda assistência à comunidade através desse oferecimento de consultas e procedimentos cirúrgicos para a população”, frisou o médico.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou 34.290 atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascom/HUJB-UFCG


