Na noite do dia 22 de julho, às 19h, foi realizada, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, a Solene Celebração Eucarística em ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal de Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, bispo diocesano de Cajazeiras.
A celebração reuniu um expressivo número de fiéis, membros do clero, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos, oriundos de diversas paróquias da Diocese, todos motivados pela gratidão e comunhão fraterna com o pastor diocesano.
Durante a homilia, Dom Francisco de Assis Gabriel recordou, com emoção e ternura, o marco inicial de sua missão sacerdotal:
“Fui ordenado no Jubileu do Ano 2000 – *Novo Millennio Ineunte –, por imposição das mãos de Dom Antônio Muniz, arcebispo emérito de Maceió. A grande convocação da Igreja naquele tempo era: ‘Lembrar com gratidão o passado, viver com esperança o presente e abrir-se com confiança ao futuro’. Essas palavras me acompanham até hoje. E agora, celebrando este Jubileu de Prata, no Jubileu do Ano 2025 – Peregrinos da Esperança –, trago no coração o mesmo desejo de servir e amar o povo de Deus com inteireza e alegria.”
Ao final da celebração, homenagens singelas e emocionantes marcaram a conclusão da noite. O padre Bruno Dias, representando o clero diocesano, expressou palavras de reconhecimento e gratidão ao bispo, destacando sua sabedoria pastoral e sua presença próxima e fraterna junto ao povo. Em seguida, a irmã Ivone, representando os religiosos e religiosas da Diocese, também prestou homenagem, ressaltando a importância do pastoreio fiel e da comunhão entre os consagrados e os pastores na missão evangelizadora.
Dom Francisco também foi homenageado pelo ECC (Encontro de Casais com Cristo), PASCOM e Alegrate, que expressaram sua gratidão e apreço pela presença e testemunho do bispo ao longo de sua caminhada pastoral.
A Diocese de Cajazeiras se alegra e louva a Deus por esses 25 anos de fidelidade e serviço ministerial. Que o Senhor continue conduzindo Dom Francisco de Assis Gabriel com sua graça e luz, e que a Virgem da Piedade o proteja e acompanhe em sua missão de pastor, como verdadeiro peregrino da esperança.
D1 com Ascom/Diocese