Direita lidera cenários de segundo turno, aponta pesquisa

A 10ª pesquisa nacional do Instituto Gerp sobre as Eleições Presidenciais de 2026, realizada entre 1º e 5 de novembro de 2025 e divulgada nesta sexta-feira (7), mostra um cenário de polarização consolidada, mas com movimentações significativas no campo conservador. O levantamento ouviu 2.000 pessoas por telefone, com margem de erro de 2,24 pontos percentuais e nível de confiança de 95,55%. Os dados indicam que os principais nomes da direita aparecem numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas simulações de segundo turno. Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue como a principal referência do grupo e é o único que venceria Lula, com 47% contra 42%.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, despontam como herdeiros políticos do bolsonarismo, cada um com perfil próprio, mas complementares. Michelle alcança 30% das intenções de voto no primeiro turno e empata tecnicamente com Lula em um eventual segundo turno, por 47% a 44%, sustentada principalmente pelo apoio do público feminino e evangélico. Já Tarcísio registra 21% no primeiro turno contra 33% de Lula, mas também empata tecnicamente com o petista no segundo, com 44% a 43%.

Nos cenários simulados de segundo turno, Bolsonaro aparece com 47% contra 42% de Lula; Michelle com 47% contra 44%; e Tarcísio com 44% contra 43%. Em todos os casos, o campo conservador se mantém numericamente à frente, enquanto o petismo preserva uma base sólida no Nordeste e entre eleitores de baixa renda. A pesquisa também avaliou a sucessão no grupo bolsonarista: entre os eleitores de Bolsonaro, 30% preferem que ele indique Michelle como candidata, 24% optam por Tarcísio, enquanto Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro são citados por 7% e 4%, respectivamente.

Difusora1 com informações da Jovem Pan

Gostou Compartilhe..