O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) revelou nesta quarta-feira (4), que a direção nacional do seu partido decidiu liberar seus filiados na Paraíba para votarem de forma independente na eleição para o Governo do Estado. A informação foi confirmada pelo parlamentar durante entrevista ao Blog do Bruno Lira, em Brasília.
“A gente já teve uma reunião em São Paulo uns 15 dias atrás, eu, Léo e Romero, e quem é do Podemos vai estar liberado para as eleições. Eventualmente, o partido pode até ir de maneira formal para um dos candidatos, mas para não gerar desconforto, cada um poderá ter o seu candidato a governador”, explicou o parlamentar.
Com isso, os deputados federais Ruy Carneiro e Romero Rodrigues, além do suplente Leonardo Gadelha, não ficarão obrigados a seguir um único projeto majoritário no Estado. De acordo com Ruy, o partido optou por dar liberdade para evitar conflitos internos em meio ao cenário político paraibano.
O deputado ainda afirmou que, no seu caso, a decisão ainda está em avaliação. “Eu ainda estou avaliando junto com o partido. Tem muito tempo ainda pela frente. Tem muita boataria. Às vezes eu encontro casualmente, é normal, num município com Cícero, e logicamente eu sou um cara educado, cumprimento, até bati uma foto, como foi lá em Curral de Cima. Da mesma maneira com o Efraim, com quem eu me dou muito bem, Lucas também, quando eu encontro”, esclareceu.
Por fim, Ruy comentou o atual cenário político no Estado e disse que tem buscado se adaptar à realidade. “A política da Paraíba, infelizmente, virou uma política misturada. Então, eu tenho que, de certa forma, me adaptar a esse modelo, o qual eu não concordo muito, mas que é hoje a realidade”, concluiu.
Atualmente, Romero Rodrigues já declarou apoio a pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), ao Governo da Paraíba. Leonardo Gadelha e o grupo político da família Gadelha ainda não definiram posicionamento.
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
D1 com PB Agora