O governador João Azevêdo publicou, em suas redes sociais, uma mensagem de Natal nesta quarta-feira (24). No vídeo, ele conta a história do menino João Pedro, de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba, que precisou realizar um transplante de coração, o primeiro realizado na rede estadual de saúde.
“No Natal o coração da gente sempre bate mais forte. Falando nisso, é impossível não lembrar da história do menino João lá de Santana dos Garrotes, no Sertão paraibano”, disse o governador antes de chamar a mensagem de fim de ano.
João Pedro é acompanhado desde os 13 anos. Ele possui displasia arritmogênica do ventrículo direito, condição que provoca infiltração de gordura no músculo cardíaco e pode causar arritmias graves. Ele já havia implantado um cardiodesfibrilador no ano anterior.
O adolescente foi transportado para João Pessoa no dia 19 de novembro. O deslocamento foi feito pelo Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (Grame), em aeronave do Corpo de Bombeiros, devido a urgência e a distância da cidade do paciente e a Capital Paraibana.
O doador estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande, e o órgão chegou até João Pessoa através do deslocamento aéreo com o helicóptero Acauã, que foi transportado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar da Paraíba.
O procedimento aconteceu no dia 24 de novembro no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em Santa Rita.
D1 com Portal Pop Notícias