Entre os dias 19 e 22 de maio, Brasília sediará a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento político da América Latina promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de todo o país já somam mais de 11 mil inscritos para o encontro, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, a cerimônia de abertura será no dia 20, às 9h, com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que apresentará as principais demandas dos municípios ao presidente Lula, aos presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros e outras autoridades federais.
A pauta municipalista trará destaques como a PEC da Sustentabilidade Fiscal (PEC 66/2023), a Reforma Tributária — com foco no Comitê Gestor do IBS — e debates sobre federalismo climático, financiamento da saúde e educação, além de mudanças no Imposto de Renda. O evento também contará com 47 arenas técnicas abordando temas específicos da gestão municipal.
Antes da abertura oficial, no dia 19, às 11h, Ziulkoski realiza uma coletiva de imprensa híbrida para apresentar estudos inéditos que guiarão os debates do movimento municipalista. Já o credenciamento da imprensa para cobertura do evento será feito presencialmente no CICB, a partir das 10h do mesmo dia.
Redação D1