Ex-esposa de Ney Suassuna denuncia falsificação de documentos durante disputa de bens; ex-senador nega e promete processar por calúnia

A empresária Raquel Otila, ex-esposa do ex-senador Ney Suassuna (Republicanos), denunciou à Polícia Civil do Rio de Janeiro o uso de documentos falsificados que teriam sido assinados em seu nome. O caso veio à tona neste domingo (19), em reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, que revelou um esquema de fraudes em cartórios do Rio, envolvendo falsificação de assinaturas e vendas irregulares de bens.

De acordo com Raquel, cinco documentosquatro procurações e um contrato — foram forjados entre 2020 e 2021, período em que ela residia em Portugal. Ela apresentou às autoridades um documento da Polícia Federal que comprova sua ausência do Brasil nas datas em que as assinaturas teriam sido reconhecidas presencialmente.

As supostas falsificações estariam relacionadas à partilha de bens após o término do casamento com o ex-senador, com quem Raquel foi casada por 16 anos. “Nessa época eu já não morava no Brasil. Eu sequer estava no país. Então, é impossível que eu tivesse assinado presencialmente essas procurações”, afirmou a empresária.

Na semana passada, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou denúncia contra Ney Suassuna e uma funcionária de cartório, acusando-os de falsificação de documento público. No entanto, a Justiça rejeitou a denúncia por falta de provas. O MP ainda não foi notificado oficialmente da decisão e poderá recorrer.

Enquanto isso, a Corregedoria Geral da Justiça do Rio instaurou um processo disciplinar para apurar a conduta do cartório envolvido e da tabeliã Fernanda Leitão, responsável por reconhecer as assinaturas.

Em depoimento à polícia, Ney Suassuna negou qualquer envolvimento nas falsificações e afirmou que pretende processar Raquel Otila por denunciação caluniosa. O ex-senador não quis conceder entrevista ao Fantástico.

O caso segue sendo acompanhado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, e novas diligências poderão ser determinadas à medida que o processo avance.

Redação D1 com g1

Gostou Compartilhe..