A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que tem entre os alvos o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, também conhecido como Ahmed Mohamad. Ele, que comandou a pasta no governo Jair Bolsonaro, foi alvo de mandado que determina o uso de tornozeleira eletrônica. Segundo fontes da PF, o monitoramento foi autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e inclui buscas em endereços ligados ao ex-ministro.
A operação também atingiu o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, preso nesta manhã, e o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), alvo de mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, não estão previstas oitivas nesta quinta-feira, e os presos devem passar por audiência de custódia antes de serem encaminhados ao presídio.
A investigação mira um esquema que permitia a inclusão de cobranças associativas não autorizadas em aposentadorias e pensões, reduzindo os valores pagos a milhões de segurados. Stefanutto foi afastado e depois demitido do comando do INSS em abril, após a revelação das fraudes que atingiram diretamente a cúpula do órgão e da Previdência.
Difusora1 com informações do Metrópoles


