Em entrevista exclusiva ao programa Boca Quente – Parte Dois, na tarde desta sexta-feira (31), o prefeito de Santa Helena, João Cléber, anunciou que o município não realizará evento com bandas nem grandes gastos na comemoração do aniversário da cidade. Segundo ele, a programação será “enxuta, dinâmica, porém atrativa”.
Como justificativa, o gestor explicou que o município enfrenta grandes desafios orçamentários, entre eles os bloqueios de precatórios, o que tem gerado desequilíbrio nas folhas de pagamento. Cléber destacou que, desde março, a administração vem trabalhando em um processo de reestruturação financeira.
“Na festa de aniversário da cidade, diante da realidade orçamentária e de tudo que estamos trabalhando na gestão — que é visar pagar os fornecedores, funcionários e equilibrar as contas —, neste ano, assim como no passado, não realizaremos gastos com festas e bandas. Eu entendo e sei que será motivo de reclamação, mas faço isso com tranquilidade e segurança, pois precisamos priorizar saúde, funcionários e débitos”, afirmou o prefeito.
João Cléber também relembrou dívidas do município com o INSS, o Instituto de Previdência Municipal e o Tribunal de Justiça da Paraíba, relacionadas aos precatórios, além de outras obrigações legais, como repasses patronais e dos servidores.
“Como vamos realizar uma festa se temos pessoas pedindo medicação e não podemos entregar gratuitamente medicamentos de aquisição particular?”, questionou o gestor.
O prefeito ainda ressaltou que, pela primeira vez, os professores não receberam o pagamento dentro do mês, devido à crise no FUNDEB, mas garantiu que os profissionais efetivos devem receber até o dia 10.
Apesar das dificuldades, João Cléber reconheceu a importância dos eventos festivos para a economia local.
“Sabemos da importância do evento e de como ele gera renda, mas precisamos ter pé no chão e responsabilidade. Já estamos planejando o Carnaval, com organização, dedicação e esforço”, completou.
O prefeito anunciou que entrará em licença de 30 dias no mês de novembro para cuidados médicos, período em que o vice-prefeito Francisco de Assis assumirá interinamente a gestão municipal.
Assista a entrevista na íntegra pelo canal Difusora 1, no Youtube:
Redação Difusora 1