Nesta sexta-feira, às 20h30, o Arte do Gole, localizado na Praça Coronel Matos, Rua da Feira de Frutas, no centro de Cajazeiras, receberá o lançamento dos trailers de dois curtas-metragens que foram rodados na cidade, ambos patrocinados pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. As produções são dos cineastas Janduy Ascendino e Sayro Braga, prometendo atrair a atenção da comunidade local e amantes do cinema.
‘BLACKSTONE:A canoa, o açude e a velha ponte quebrada’

O primeiro curta, intitulado “BLACKSTONE: A canoa, o açude e a velha ponte quebrada”, é um documentário que dá voz aos próprios personagens envolvidos na narrativa. O filme retrata a história da famosa canoa “Blackstone”, inicialmente construída para lazer dos jovens que frequentavam o Açude Grande. No entanto, a canoa se transformou em um objeto de polêmica, culminando em um caso que chegou à polícia. Com produção de Rocha Neto e co-produção da Tijubina Filmes, o documentário reúne relatos de figuras chave do episódio, incluindo autoridades policiais, cada um compartilhando sua versão dos acontecimentos.

‘Cajazeiras Sitiada’

O segundo curta-metragem, “Cajazeiras Sitiada”, é uma ficção inspirada em fatos reais ocorridos no final da década de 1920. O filme narra o ataque do cangaceiro Sabino Gomes à cidade de Cajazeiras, em 29 de setembro de 1929. A obra retrata o pânico que tomou conta da população e a determinação dos moradores em defender sua cidade contra o bando de cangaceiros. Com produção de Crismenia Rodrigues e direção de Janduy Ascendino, o filme conta com fotografias de Junior Imigrante e um elenco composto por atores cajazeirenses.
Ambos os curtas são um importante reflexo da cultura local e do talento dos cineastas da região. O evento de lançamento promete ser uma celebração do cinema e da história de Cajazeiras, convidando todos a prestigiar as produções que homenageiam as vivências e desafios da comunidade.
“Essa obra não é uma aula de história, mas uma ficção inspirada em fatos e acontecimentos reais. As adaptações são intencionais para esse enredo”, disse o diretor Janduy Ascendino.



