O ministro do STF, Flávio Dino, determinou neste domingo (23) que a Polícia Federal investigue suspeitas de desvio de recursos de emendas parlamentares em quatro cidades, incluindo Zabelê (PB) e Arari (MA), onde verbas destinadas a obras desapareceram das prefeituras. A decisão aponta que os fatos divulgados pela imprensa “configuram indícios de possíveis crimes”.
Em Arari, R$ 1,25 milhão enviados pelo deputado Pedro Lucas Fernandes para recuperação de estradas vicinais não chegaram às obras. A prefeita Maria Alves Muniz afirmou: “esse valor desapareceu. Não foi para obra nenhuma”. Em Zabelê, R$ 3 milhões indicados pela ex-deputada Edna Henrique para construção de um parque urbano também sumiram após múltiplas transferências entre contas municipais.
Flávio Dino destacou que o método de dispersão dos recursos lembra práticas de ocultação de origem semelhantes à lavagem de dinheiro. Ele determinou que a PF abra ou amplie inquéritos existentes, em meio a mais de 80 investigações sobre uso irregular de emendas parlamentares, incluindo casos de laranjas, empresas fantasmas e desvios milionários em prefeituras pequenas.
Difusora1 com informações do Polêmica Paraíba