Trinta professores de 15 escolas da rede pública estadual (da educação básica) participam na manhã desta quinta-feira (14) da formação para a edição 2025 do projeto ‘A Escola Vai à FCJA’. A atividade, coordenada pela Gerência Executiva do Museu Casa de José Américo e pela Gerência Executiva de Documentação e Arquivo, tem início a partir das 8h, no hall do Anexo I da Fundação Casa de José Américo (FCJA), que fica na Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
O projeto, iniciado em 2018 em uma parceria da FCJA com a 1ª Gerência Regional de Ensino, da Secretaria Estadual da Educação, será desenvolvido nos próximos meses e as visitas dos grupos de estudantes ocorrerão sempre às quintas-feiras, pela manhã. As primeiras visitas estão programadas para o próximo dia 21.
“O objetivo é oferecer a possibilidade de realização de uma atividade pedagógica extraclasse, por meio de visita guiada, como uma ação educativa no museu da FCJA, para que os alunos possam conhecer a trajetória e a contribuição de José Américo para a história e à literatura local, regional e nacional”, explica a professora Lúcia Guerra, gerente executiva do setor de Documentação e Arquivo.
“No Arquivo”, continua a professora, “os estudantes vão conhecer aspectos do fazer arquivístico fundamentais para a produção do conhecimento histórico e a construção da identidade, a partir da diversidade de fontes e a preservação dos registros documentais”.
A formação dos professores tem como objetivo ampliar saberes e conhecimentos para serem trabalhados junto aos estudantes das escolas estaduais, por meio de atividades educativas e culturais a partir dos acervos mantidos pela FCJA.
D1 com SECOM/PB