O Hospital Regional de Patos, localizado no Sertão da Paraíba, emitiu um alerta público nesta quarta-feira (9) após identificar uma tentativa de golpe contra pacientes da unidade de saúde. De acordo com a direção do hospital, criminosos estão entrando em contato com pacientes ou familiares solicitando pagamentos indevidos, por meio de transferências via Pix, por supostos serviços prestados na instituição.
Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a unidade reforçou que todos os atendimentos realizados são gratuitos, conforme determina o Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital destacou que não realiza cobranças de qualquer natureza, tampouco autoriza a solicitação de valores por seus profissionais.
“Em hospitais públicos o paciente não paga por nenhum serviço. Somos 100% SUS. Se lhe fizerem alguma cobrança de dinheiro ou Pix, denuncie imediatamente na nossa ouvidoria. O SUS é gratuito para todos os serviços!”, diz o comunicado do Hospital Regional de Patos.
A direção da unidade pede atenção redobrada aos pacientes e familiares, orientando que não realizem nenhum pagamento e entrem em contato com a ouvidoria do hospital ou as autoridades policiais ao identificarem tentativas de golpe.
O hospital também reforçou seu compromisso com a transparência e com a assistência pública de qualidade, destacando que está colaborando com os órgãos competentes para identificar os responsáveis pelas tentativas de fraude.
A população pode entrar em contato com a ouvidoria do hospital presencialmente ou pelos canais de atendimento disponibilizados na página oficial da unidade.