O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, lançou, nessa segunda-feira (18), o Novo Sistema Gestor de Compras, uma plataforma inovadora que moderniza e agiliza os processos de aquisição de bens e serviços em toda a administração pública estadual. A partir do dia 15 de setembro, todos os processos deverão ser iniciados exclusivamente no novo sistema. O evento aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, e contou com a participação de autoridades, servidores da administração direta e indireta e representantes da sociedade civil.
O secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, destacou a importância da iniciativa para a transformação da gestão pública estadual. “É um processo histórico que a gente tá vivenciando porque toda governança de compras públicas ela vai ser alterada a partir desse sistema para melhor, para dar mais agilidade, uniformizar a padronização dos documentos que são necessários ao processo de licitação, dando mais fluidez na tramitação de processos. Com o novo sistema, estamos fortalecendo os mecanismos de controle e a governança em todas as etapas de compras públicas”, explicou Tibério reforçando também que a contratação do novo sistema é através do Profisco, financiado junto ao Banco Mundial.
A secretária Executiva de Modernização e Transformação Digital, Jacqueline Gusmão, ressaltou o papel da tecnologia como ferramenta estratégica para a gestão pública. “Esse novo sistema é um avanço no processo de modernização do Estado, que já vem acontecendo há algum tempo, e vai proporcionar uma maior agilidade, eficiência nas compras públicas que impacta diretamente na qualidade do serviço aos cidadãos na Paraíba”, disse Jacqueline Gusmão.
O secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes, reforçou que a plataforma também contribui para a transparência e integridade da administração. “O novo sistema possibilita maior acompanhamento dos processos, garantindo que cada etapa esteja alinhada às normas de governança e fiscalização dos recursos públicos”.
Além disso, o diretor executivo da Central de Compras, Filipe Nóbrega, apresentou os impactos práticos da ferramenta para os servidores, destacando ganhos de produtividade e simplificação de processos internos. A demonstração técnica do sistema foi realizada pelos representantes da AZ Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação da plataforma.
Capacitação de servidores – Todos os processos em andamento serão integralmente migrados para a nova plataforma. Os servidores que trabalham diretamente com o processo já estão sendo capacitados através de aulas remotas com acesso aos manuais com informação sobre fluxos e gerenciamento para operar o sistema de forma eficiente e correta.
D1 com SECOM/PB