O governo federal iniciou a contratação de projetos e obras para levar sistemas de irrigação a assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Vilas Produtivas Rurais ligadas ao Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A medida vai beneficiar comunidades de Pernambuco e da Paraíba, e deve ampliar a área irrigada em quase 700 hectares. O investimento previsto pelo governo federal é de R$ 107 milhões.
Entre as localidades contempladas estão Cajazeiras e São José das Piranhas, na Paraíba, e Sertânia, em Pernambuco. No total, vão ser atendidas 13 comunidades de assentamentos e cinco vilas produtivas rurais.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a iniciativa faz parte das condicionantes do licenciamento ambiental do projeto e busca não só garantir água, mas também fortalecer a produção agrícola e gerar renda para famílias reassentadas.
Ainda de acordo com o ministério, a implantação dos sistemas de irrigação vai ajudar a reduzir os efeitos da irregularidade das chuvas no semiárido e aumentar a segurança hídrica das comunidades, com melhor aproveitamento das águas do São Francisco.
D1 com Agência Gov.