Governo Federal lança “MEI Conta com a Gente”, programa que conecta pequenos negócios a contadores parceiros

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (27/8), o programa MEI Conta com a Gente, iniciativa que vai aproximar microempreendedores individuais (MEIs) de profissionais de contabilidade parceiros em todo o país. A ação busca facilitar a formalização de novos negócios, a regularização de empreendimentos já existentes e a melhoria na gestão.

“Com o MEI Conta com a Gente, daremos mais um passo importante na promoção da inclusão produtiva e no fortalecimento do empreendedorismo, aproximando o MEI do apoio técnico necessário para crescer com segurança e regularidade”

Márcio França 
Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

A plataforma digital gratuita, que já conta com empreendedores cadastrados em mais de 1.100 municípios, foi desenvolvida a partir de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico gov.br/meicontacomagente.

De acordo com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o programa representa um avanço importante no apoio aos pequenos negócios e no fortalecimento da economia popular. “Vamos usar uma linguagem simples, direta e acolhedora para criar um laço de confiança. Nosso objetivo é promover a formalização de novos empreendedores e apoiá-los no dia a dia da gestão”, explicou.

Os contadores parceiros oferecerão atendimento inicial gratuito aos empreendedores. Entre os serviços disponíveis estão: orientação sobre formalização como MEI, regularização de pendências fiscais ou cadastrais, apoio na gestão de negócios, acesso ao crédito, identificação de oportunidades de mercado e esclarecimento de dúvidas legais, tributárias e de cidadania fiscal.

Além de ser um canal de conexão com os contadores, a plataforma permitirá o cadastro de profissionais da contabilidade interessados em integrar a rede de apoio ao programa, ampliando a capilaridade e a oferta de serviços especializados em todo o território nacional.

Márcio França destacou ainda que a iniciativa tem potencial para gerar impacto direto na vida de milhões de brasileiros que sonham em empreender e precisam de orientação acessível para dar os primeiros passos ou expandir seus negócios, e reforçou que ampliar os canais de informação e apoio é essencial. “Com o MEI Conta com a Gente, daremos mais um passo importante na promoção da inclusão produtiva e no fortalecimento do empreendedorismo, aproximando o MEI do apoio técnico necessário para crescer com segurança e regularidade”, disse.

OUTRAS INICIATIVAS — O Governo Federal tem criado várias ações para auxiliar os empreendedores, como o programa Acredita, que inclui a linha de crédito ProCred360 e o Desenrola Pequenos Negócios. De acordo com secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Milton Coelho, o novo programa se soma a essas outras medidas. “Essa é a terceira grande ação que entregamos para os MEIs. A primeira foi o Cartão MEI, cartão de crédito e débito gratuito; a segunda foi o Contrata+Brasil, ferramenta digital que simplifica as contratações públicas e fortalece a economia regional. Agora chega o MEI Conta com a Gente, consolidando uma rede de apoio gratuita e acessível”, disse.

D1 com SECOM/DF

Gostou Compartilhe..