O III Seminário de Altas Habilidades e Superdotação será realizado nesta sexta-feira (29), na sala de concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural, às 8h30.O evento é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação /Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e integra a programação do Mês da Superdotação, em alusão ao Dia Internacional da Superdotação, celebrado no dia 10 de agosto.
O Seminário vai acontecer durante todo o dia e contará com a palestra sobre Altas Habilidades/Superdotação no contexto escolar: estratégias para identificação e atendimento, que será proferida pela psicóloga Denise Arantes Brero. À tarde, será a vez do professor Getúlio Martins, com o tema : “Há espaço para a criatividade na escola?”.
As ações da Funad, por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHAS), têm o objetivo de disseminar informações relevantes sobre as altas habilidades/superdotação, fomentando espaços de diálogos, acolhimento e inclusão.
O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Funad atende atualmente, 60 usuários, porém, mais de 200 pessoas já passaram pelo setor, além das suas famílias e a rede de professores da rede de ensino. O NAAHAS conta com três tipos de atendimento: atendimento ao professor( toda a rede de ensino com mais de 700 professores capacitados), atendimento ao estudante (mais de 200 já passaram pelo Núcleo e 60 estão sendo acompanhados hoje) e atendimento às famílias (120 famílias acompanhadas).
Para Simone Jordão, presidente da Funad, o trabalho do NAAHAS é valioso, à medida que fomenta espaços de articulação da rede de educação do Estado Segundo ela, além de realizar um evento tão grandioso, oferece diariamente, todo o suporte necessário para as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação tenham uma vida digna e com inclusão. “Nosso objetivo é prestar toda a ajuda possível aos envolvidos nesse tema, tanto na capacitação da rede de ensino, quanto na assistência aos estudantes, para que eles se tornem cada vez mais visíveis e reconhecidos pela sua identidade. O Governo da Paraíba trabalha todos os dias para promover a inclusão e acessibilidade das pessoas com altas habilidades/superdotação “.
D1 com SECOM/PB