Nos oito meses deste ano, os Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande registraram 15.846 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Do total de pacientes, 80% trafegavam em motocicletas. No mesmo período do ano passado, foram 13.970 registros, o que representa um aumento de 13,42% no número de atendimentos. Ainda de janeiro a agosto deste ano, o ranking de ocorrências aponta 12.668 acidentes com motocicletas, 1.321 com bicicletas, 1.109 com automóveis (1.109), além de 828 atropelamentos.
Para diminuir as estatísticas de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou diversas ações de conscientização alusivas à Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. A programação se encerrou ontem, na cidade de Patos, no Sertão.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, as principais vítimas de acidentes com motocicletas são os homens com idade entre 18 e 59 anos. “As estatísticas demonstram a importância de realizar ações de conscientização o ano todo, não apenas no Maio Amarelo ou na Semana Nacional de Trânsito. Afinal, o trânsito acontece 24 horas por dia”, diz.
Por essa razão, o órgão realiza o projeto Detran 4 Estações, além de ações educativas nas escolas. “O trânsito seguro precisa ocorrer de verão a verão. Neste ano, realizamos ações educativas por toda a Paraíba”, pontua Ariana, acrescentando que os trabalhos de conscientização alcançam, além dos condutores de veículos, as crianças e os adolescentes. “O trânsito não é feito para veículos e, sim, para pessoas. Portanto, todos devem respeitar as leis de trânsito, seja como pedestre, ciclista ou condutor”, justifica.
Incentivo
Desde 2021, a Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Detran- PB, realiza o Desafio Nota 1000, cujo objetivo é premiar estudantes da rede pública estadual que escreverem as melhores redações com o tema Trânsito. O objetivo do concurso é promover a reflexão sobre a cultura de paz no contexto da mobilidade urbana. Ontem, Dia Nacional do Trânsito, ocorreu a entrega da premiação em Patos.
Iniciativa da PRF foca o bem-estar de condutores
Ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) levou serviços de saúde a diversas regiões da Paraíba. A iniciativa teve como objetivo principal promover o bem-estar dos condutores de veículos, contribuindo para um trânsito mais seguro.
As ações aconteceram nas unidades operacionais da PRF em Alhandra, no Litoral; em Campina Grande, no Agreste; e em São Mamede, no Sertão. Em nota, o órgão ressaltou a importância de se adotar comportamentos seguros no trânsito.
“A mudança de hábitos e atitudes contribui para a redução de acidentes e a preservação de vidas. Portanto, a conscientização da população é um pilar essencial para a construção de um trânsito mais humano e seguro”, destacou.
Segundo a Central de Infrações do Detran-PB, cinco tipos de condutas irregulares são mais recorrentes no trânsito, somando, somente no ano de 2024, 71.386 autuações. São elas:
– Dirigir sem o uso de capacete: 24.380
– Transitar com veículo não licenciado: 17.212
– Dirigir utilizando calçados inadequados: 11.639
– Dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação: 9.131
– Conduzir veículo sem equipamento obrigatório: 9.024
No ano passado, o mesmo ranking somou 31.734 infrações. De acordo com o sargento da Polícia Militar Felipe Braz, que está à disposição do Detran-PB, o salto expressivo no número de notificações se justifica pelo aumento da equipe de agentes de trânsito. Segundo ele, atualmente, existem 815 profissionais cadastrados para o serviço, dos quais 765 são policiais militares. “Os policiais militares fizeram o curso de capacitação para atuar como agentes de trânsito enquanto estão de serviço. No ano passado, existiam apenas 50 agentes de trânsito do Detran-PB”, afirma.