O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará cerca de 190 atendimentos neste sábado (13). A iniciativa integra o esforço nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil. A ação simultânea deve superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o País, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), até então.
Na programação do HUJB, a maior parte dos atendimentos será de consultas com especialistas como endocrinologistas, reumatologistas e cardiologistas. Também estão previstas ultrassonografias, exames laboratoriais e procedimentos cirúrgicos como vasectomias, postectomias e exéreses de lipoma (procedimento cirúrgico para remover lipoma, tumor benigno de gordura que se forma sob a pele).
Os pacientes atendidos no mutirão são agendados conforme fila estabelecida pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cajazeiras. Portanto, não haverá atendimentos por demanda espontânea. O objetivo principal é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS, garantindo que pacientes que aguardam possam ter acesso ao cuidado necessário.
Com a mobilização, chamada de “Dia E”, o Hospital Universitário reforça a meta do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal: zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano. Diversos mutirões já vêm sendo realizados e, somados a melhorias nos fluxos internos, têm possibilitado avanços no atendimento à população.
“Essa iniciativa é essencial para o HUJB, pois reforça seu papel estratégico na assistência regional e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população do Sertão Paraibano. A participação no Dia E reafirma o compromisso do HUJB com a excelência no cuidado, a formação de profissionais e a promoção da saúde pública”, afirma Luiz Jardelino de Lacerda Neto, superintendente do HUJB.
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
D1 com Ascom/HUJB


