Hugo Motta assume papel estratégico na articulação política do governo Lula

Após uma série de derrotas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou esforços para recompor sua base no Congresso Nacional. Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ganhou papel central nesse processo, atuando como interlocutor entre o Planalto e partidos como PP e União, que romperam formalmente com o governo. Recentemente, Hugo participou de reunião com a ministra Gleisi Hoffmann (SRI), o líder do PP na Câmara, Doutor Luizinho (RJ), e o ministro do Esporte, André Fufuca, para discutir a recomposição das alianças.

Motta tem buscado aproximar deputados afastados, sendo alvo de contatos de assessores de Gleisi Hoffmann. “Vamos repactuar a construção dos partidos que estão dispostos a caminhar com o governo para aprovação daquelas matérias que são estratégicas para o país e para o governo”, afirmou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Líderes próximos destacam que Hugo concentra atenção especial aos seus interesses eleitorais na Paraíba e atuará como ponte entre o governo e parlamentares interessados em nomeações, ampliando sua influência.

Sobre a posição do Republicanos, Hugo disse: “O nosso partido tem discutido isso de maneira muito responsável. Não há ainda um alinhamento. O Republicanos é um partido de centro-direita, tem o governador de São Paulo em seus quadros, tem dentro do partido integrantes que defendem o presidente Lula, mas penso que essa definição deve ficar para o ano que vem”. Questionado sobre apoiar a reeleição de Lula, respondeu: “Eu, enquanto presidente da Câmara, tenho que ter a responsabilidade de saber o cargo que hoje ocupo. Qualquer posição política que eu tome a favor ou contra qualquer candidatura neste momento pode atrapalhar o nosso dia a dia na Câmara”. Sobre a relação entre Planalto e Câmara, afirmou: “Ainda tem muito o que melhorar”.

Difusora1 com informações do Tribuna 10

Gostou Compartilhe..