Hugo Motta quer ampliar número de deputados do Brasil para Paraíba não perder cadeiras na Câmara Federal

Se depender do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, o número dos deputados que representam os estados em Brasília será ampliado, passando do 513 para 527. Com a mudança, estado como a Paraíba que perderia representatividade permaneçam com a mesma bancada.

Hugo vai tratar do tema com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para saber se há condições de aprovar a mudança no Senado, ainda neste semestre, garantindo as mudanças para as eleições do próximo ano.  Ao invés de redistribuir 14 vagas de deputado para adequação ao número de população das unidades federativas, seria criada 14 novas vagas para os estados que estão com a representação defasada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em agosto de 2025, que o Congresso Nacional será obrigado a recalcular o número de deputados que cada estado tem direito. Os ministros concordaram que a redistribuição de vagas deve ocorrer até junho de 2025, considerando os dados atualizados do Censo. Caso isso não seja feito pelos parlamentares no prazo, a tarefa caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a decisão do STF, 14 estados podem ter mudança na representação. Pará e Santa Catarina ganhariam quatro deputados cada um, chegando a 21 e 20, respectivamente. Amazonas ganharia dois, e Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganhariam um cada.

O Rio de Janeiro seria o que mais perderia cadeiras, indo de 46 para 42. Ficariam com menos duas vagas Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul, enquanto Alagoas e Pernambuco perderiam uma.

@politicaetc

Gostou Compartilhe..