HUJB realiza mutirão com mais de 100 atendimentos e reforça acesso a especialistas no Sertão da Paraíba durante o Dia E

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com aproximadamente 105 atendimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.

No HUJB-UFCG foram realizadas 20 cirurgias, 50 exames laboratoriais e 35 consultas ambulatoriais. No total, foram ofertados em toda a rede, mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais.

Redução da fila de espera

A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.

No HUJB-UFCG, os procedimentos cirúrgicos programados no mutirão, foram: laqueadura tubária, ooforoplastia, ooforectomia, colpoperineoplastia anterior e posterior, perineoplastia, excisão tipo 3 do colo uterino, hernioplastia inguinal, hernioplastia epigástrica, hernioplastia umbilical, hernioplastia supraumbilical, exerese de lipoma extenso em dorso, exérese de grande lipoma e lipoma em ombro esquerdo.

Luís Jardelino, superintendente do HUJB-UFCG, destacou a importância desse mutirão de cirurgias e procedimentos através do programa Agora tem Especialistas. “Conseguimos alcançar esse objetivo tão importante para a população, ampliando o acesso aos especialistas via hospital universitário, Ministério da Saúde, Ebserh e SUS”.

Herlon Lucena de Figueiredo, cirurgião do aparelho digestivo, disse que essa ação visa dar oportunidade a uma demanda reprimida no interior do estado da Paraíba, na região do Cajazeiras, principalmente para aqueles pacientes que necessitavam ir à capital conseguir uma consulta, uma especialidade, principalmente cirurgias com especialistas. “Então, agora, estamos aqui proporcionando todo esse aparato para essa população aqui da região”.

Larissa, paciente atendida através do mutirão no HUJB para uma cirurgia de retirada de um cisto no ovário, falou sobre o atendimento recebido: “Desde o início fui muito bem recebida. Toda a equipe foi muito prestativa e presente. Sempre estavam por perto, dando todo apoio e suporte necessário. Quero agradecer e dizer que, apesar de estarmos fragilizados, foi uma boa experiência passar pelo atendimento aqui no HUJB-UFCG”.

Parceria

O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

D1 com Ascom/HUJB

Gostou Compartilhe..