HUJB-UFCG realiza primeira microcirurgia de laringe para biópsia por vídeo

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um procedimento inédito de microcirurgia de laringe para biópsia por vídeo. Este tipo de intervenção cirúrgica é fundamental para a investigação de rouquidão persistente e desempenha papel decisivo no diagnóstico de lesões benignas e malignas dessa região.

“Ao permitir uma visualização ampliada e detalhada das estruturas laríngeas, a técnica favorece maior precisão diagnóstica e contribui para a definição do tratamento mais adequado. É um procedimento específico para investigar e em alguns casos, tratar acometimentos da laringe”, informou a médica otorrinolaringologista Viviana Lucena, especialista no atendimento e diagnóstico de afecções da laringe. Ela conduziu a intervenção cirúrgica. Após o procedimento, o paciente recebe alta médica em cerca de 24h.

Durante todo o processo, foram seguidos rigorosamente os protocolos institucionais de segurança do paciente, sem registro de intercorrências. Conforme a médica, a realização bem-sucedida deste procedimento reforça o compromisso do HUJB-UFCG em oferecer atendimento especializado, com uso de tecnologia e práticas atualizadas, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Viviana, o instrumental correto e o aparelho de vídeo disponível no hospital, possibilitou a realização desse procedimento. “Por enquanto só conseguimos realizar biópsias”, pontuou a médica.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DCDT) do HUJB, Eliane de Sousa Leite, destacou que o hospital se tornou referência na área de otorrinolaringologia para a cidade de Cajazeiras, beneficiando também a população das cidades circunvizinhas. “No HUJB, o paciente é acompanhado desde o atendimento ambulatorial, passando pela realização de exames como a videolaringoscopia e a nasofibroscopia, até ser definido o procedimento cirúrgico, a exemplo de septoplastia, adenoamigdalectomia, entre outras cirurgias da especialidade”, disse.

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

D1 com Ascom/HUJB

Gostou Compartilhe..