Imprensa internacional destaca a operação policial contra ex-presidente Jair Bolsonaro

A operação que realizou busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro e na sede do PL, além do uso de tornozeleira eletrônica, repercute já em todo mundo.

O The New York Times escreveu que o Supremo Tribunal Federal ordenou que o ex-presidente fique em casa a maior parte do tempo, desafiando as exigências do presidente Trump para que as acusações contra Bolsonaro fossem retiradas. A ordem, segundo o jornal, representa uma escalada acentuada da repentina disputa entre as autoridades brasileiras e o presidente Trump em relação ao caso de Bolsonaro.

A agência Reuters disse que a Polícia Federal realizou buscas na casa e na sede política do ex-presidente Jair Bolsonaro, aumentando a pressão legal que Donald Trump tenta conter – ameaçando impor uma tarifa alta sobre produtos brasileiros. Falou ainda que Trump pressionou o Brasil a interromper um processo judicial contra Bolsonaro, dizendo que seu antigo aliado foi vítima de uma “caça às bruxas”.

O portal Bloomberg noticiou que Bolsonaro é obrigado a usar tornozeleira eletrônica. E lembra que o ex-presidente, que está prestes a ser julgado por uma suposta tentativa de golpe, também enfrentará restrições no uso das redes sociais.

A rede árabe Al Jazeera disse que as buscas ocorrem no momento em que o presidente americano, Donald Trump, cujos apoiadores também buscaram reverter sua derrota eleitoral em janeiro de 2021, ameaçou o Brasil com tarifas de 50% sobre produtos brasileiros se Bolsonaro não tiver alívio legal.

O britânico The Guardian destacou que o medo de que Bolsonaro fuja para o exterior se intensificou nos últimos dias, depois que Donald Trump anunciou que imporia tarifas de 50% ao Brasil, como resultado do que chamou de “caça às bruxas” contra seu aliado de direita. O jornal afirma ainda que um veredito de culpa é amplamente visto como uma conclusão inevitável, e oponentes políticos expressaram preocupação de que o político de extrema direita possa tentar escapar de uma sentença de até 43 anos buscando refúgio em uma embaixada estrangeira ou até mesmo tentando deixar o país.

O Guardian relembra que, em fevereiro do ano passado, Bolsonaro passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, depois que a Polícia Federal apreendeu seu passaporte.

Já o argentino Clarín comparou a determinação do STF de que o ex-presidente Jair Bolsonaro use tornozeleira eletrônica como parte de seu julgamento por tentativa de golpe com a pena determinada à ex-presidente do país Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar por administração fraudulenta e corrupção.

Foto: Antônio Cruz/Reprodução

D1 com Band.com

Gostou Compartilhe..