Um incêndio de grandes proporções atingiu dois casarões históricos na Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (5). O fogo começou por volta das 14h45 e mobilizou cerca de 30 bombeiros por mais de uma hora. Ao menos sete caminhões do Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas, enquanto a Brigada Militar isolou a área e ambulâncias do Samu prestaram atendimento às vítimas.
Os casarões, datados de 1884, abrigam dois estabelecimentos comerciais: um bazar identificado como Loja Irmãos e uma loja de calçados. Júlio, funcionário de um dos estabelecimentos, relatou que o incêndio começou no segundo andar e que todos os clientes e funcionários foram evacuados com segurança. “Tinha quatro clientes dentro da loja, eu pedi que eles saíssem. São nove funcionários, que já estavam do lado de fora. A princípio, a loja do lado, que são cinco pessoas, o pessoal saiu todo”, contou.
Segundo o tenente-coronel Deoclides Silva da Rosa, do Corpo de Bombeiros, as equipes concentraram esforços em conter as chamas nos fundos da loja e proteger prédios vizinhos. O médico Guilherme, do Samu, informou que todas as vítimas tiveram apenas ferimentos leves: “Teve vítimas em estado leve, muita ansiedade, que a gente conseguiu fazer a triagem rapidamente. Uma vítima com broncoespasmo, uma condição pulmonar mais leve, foi medicada na própria ambulância e liberada. Duas pessoas com inalação de fumaça leve foram encaminhadas ao HPS”, relatou.
Difusora1 com informações de ClicCamaquã