O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta segunda-feira (12) que considera seriamente disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. Durante entrevista à imprensa, Azevêdo disse que a decisão está sendo amadurecida com responsabilidade e destacou que o cenário é “natural” para quem cumpre o segundo mandato consecutivo no Executivo estadual.
“Estarei nessa análise de forma muito firme. Essa possibilidade é real. Eu diria que até natural. Você está no segundo mandato, não tem terceiro mandato. E aí eu espero que a gente possa definir isso com muita tranquilidade”, declarou o governador, ao comentar a perspectiva de ampliar sua trajetória política no plano federal.
Azevêdo ressaltou que sua reeleição em 2022 representou uma renovação da confiança da população em sua capacidade de entregar resultados. Segundo ele, a prioridade segue sendo a boa gestão, mas é legítimo começar a planejar os próximos passos. “A população renovou o nosso mandato com a esperança de trabalho, não para interromper ações. Temos um foco muito grande na administração, mas também estamos preparando o caminho para apresentar nosso nome à avaliação do povo”, reforçou.
Gestão compartilhada com o vice-governador
Ao abordar o futuro do governo paraibano caso venha a concorrer ao Senado, João demonstrou plena confiança no vice-governador Lucas Ribeiro (PP). “Lucas é meu parceiro. Nós estamos juntos construindo essa gestão. Eu não faço isso sozinho. Compartilhamos responsabilidades. Inclusive, agora há uma missão oficial nos Emirados Árabes para captação de recursos, e quem vai representando o estado é ele”, destacou.
Azevêdo fez questão de enfatizar que o modelo de gestão adotado tem sido pautado pela cooperação e eficiência, o que tem possibilitado avanços em diversas áreas. Ele também comemorou a recente aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), das contas do seu governo referentes ao exercício de 2023. “Sou gestor desde 1986 e nunca tive uma conta rejeitada. Essa estabilidade é o que garante os investimentos em hospitais, estradas, escolas e creches. Uma gestão fiscal responsável é o que transforma a vida das pessoas”, afirmou.
Destaque nacional em desenvolvimento social
O governador também antecipou que a Paraíba deve figurar com destaque em um novo levantamento do Índice de Progresso Social (IPS), como um dos estados que mais têm conseguido melhorar indicadores sociais e econômicos. “Estamos cumprindo o nosso dever de casa. Fico feliz não só pela aprovação das contas, mas pelos resultados concretos que temos entregado à população”, concluiu.
Ouça as declarações do governador:
Redação D1 com Polêmica Paraíba