Layanne Andrade anuncia chegada de carreta de tomografia a Cajazeiras e prevê zerar fila da 9ª Região de Saúde; ouça

A secretária de Saúde de Cajazeiras, Layanne Andrade, anunciou nesta quinta-feira (29) a chegada da carreta do programa “Agora Tem Especialistas” ao município, que irá ampliar de forma significativa a oferta de exames de tomografia computadorizada. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Sempre Alerta, da Rádio Patamuté.

De acordo com a secretária, a vinda da carreta representa uma conquista importante não apenas para Cajazeiras, mas para todos os municípios que integram a 9ª Região de Saúde. Segundo ela, a iniciativa atende a um pleito da prefeita Socorro Delfino, com foco no fortalecimento da assistência à saúde regional. “É com muita satisfação que nós recebemos a carreta do programa, agora tem especialista com o exame de tomografia. Ele vai atender a nona região de saúde, pensando não só em Cajazeiras, mas na região como um todo”, destacou Layanne.

A carreta ficará instalada por 30 dias ao lado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), realizando cerca de 60 exames de tomografia por dia. Conforme explicou a secretária, o principal objetivo da ação é reduzir — e até zerar — a demanda reprimida pelo exame. “O objetivo principal dessa carreta é diminuir a fila de espera e facilitar o acesso da população. Agora, além da consulta que a gente já fornece no município, o exame vai ser executado aqui por 30 dias”, afirmou.

Layanne Andrade ressaltou que a ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, que também disponibiliza a equipe técnica necessária para o funcionamento da unidade móvel. “É um serviço ímpar, que vai fazer com que todas as pessoas que têm demanda reprimida tenham seus exames realizados nesse período”, reforçou.

A secretária esclareceu ainda que a carreta é destinada exclusivamente à realização de tomografias. No entanto, revelou que a gestão municipal já articula a chegada de novas unidades móveis com outras especialidades. “Essa carreta é apenas para a tomografia, mas a gente já vem pleiteando junto ao Ministério da Saúde outras carretas, inclusive oftalmológica e com ultrassom. São cenas para os próximos capítulos”, disse.

Sobre o acesso ao serviço, Layanne explicou que os pacientes de Cajazeiras e dos demais municípios da 9ª Região de Saúde devem ser regulados pelo Sistema de Regulação do SUS (SISREG). “Todos os municípios que têm demanda reprimida vão colocar seus pacientes no SISREG municipal, e eles serão chamados de acordo com os nomes previstos no sistema”, explicou. Segundo ela, com 30 dias de funcionamento e 60 exames diários, será possível zerar a fila de tomografia tanto de Cajazeiras quanto da região.

A solenidade de inauguração da carreta acontece nesta sexta-feira (30), e os atendimentos já terão início imediatamente. Ao final da entrevista, a secretária fez um apelo à população. “Você que tem sua tomografia e não conseguiu fazer, procure seu município de referência para realizar o agendamento no sistema. A gente vai estar realizando esses exames durante esses 30 dias”, concluiu.

Ouça o que disse a secretária de saúde:

Redação D1

Gostou Compartilhe..