O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou, nesta quinta-feira (18), o deputado Gustavo Feliciano (União Brasil) para assumir o Ministério do Turismo, em substituição a Celso Sabino. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, e o parlamentar aceitou o convite. A posse do novo ministro está prevista para a próxima terça-feira (23), em solenidade a ser realizada no Planalto, com a presença do presidente e de aliados políticos.
A saída de Celso Sabino do comando da pasta foi comunicada por Lula ao final da reunião ministerial realizada na quarta-feira (17), segundo fontes do governo. Antes da definição, o presidente se reuniu no Palácio do Planalto com o líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), além do próprio Gustavo Feliciano, do deputado federal Damião Feliciano (PB) — pai do indicado — e do deputado e ex-ministro Juscelino Filho (MA).
Gustavo Feliciano foi o nome indicado oficialmente pelo União Brasil para comandar o Ministério do Turismo, após o partido solicitar ao governo a substituição de Celso Sabino, que acabou expulso da legenda. Apesar do anúncio, a mudança ainda aguarda formalização, já que a exoneração de Sabino e a nomeação de Feliciano ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Lula afirmou ter dado liberdade para o novo ministro montar sua equipe, destacando a expectativa por “muito trabalho e dedicação” à frente da pasta. A troca ocorre em um momento estratégico para o setor, considerado prioritário para a geração de emprego e renda no país.
Paraibano, Gustavo Feliciano é filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) e da ex-vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano. Ele já possui experiência na área, tendo ocupado o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o que pesou a favor de sua indicação para o ministério.
Com a posse prevista para os próximos dias, a expectativa do governo é dar continuidade às políticas de fortalecimento do turismo nacional, ampliando investimentos, promovendo destinos brasileiros e impulsionando o setor como vetor de desenvolvimento econômico.
Redação D1