Lula envia ao congresso Plano Nacional de Cultura com foco na participação popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (17) que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) visa criar condições para que as comunidades explorem seu potencial cultural, com participação social e não guiada por interesses comerciais. Elaborado pelo Ministério da Cultura, o plano será enviado ao Congresso e orientará as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula.

O evento reuniu cerca de 600 agentes territoriais e representantes dos comitês de cultura do país. “Estou, na verdade, convocando vocês para serem mais do que agentes culturais dos comitês de cultura. Vocês têm que ser a base da conscientização, da politização de uma nova sociedade que precisamos criar para romper definitivamente com o negacionismo e o fascismo”, afirmou o presidente. Na cerimônia, ele também assinou o decreto que cria a Comissão Intergestores Tripartite, responsável por acompanhar o orçamento da cultura e articular União, estados e municípios.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que o PNC seguirá modelo semelhante ao SUS, com ações pactuadas de forma federativa. “Será o nosso SUS da cultura, amarrando as responsabilidades das cidades, dos estados e do governo federal com o setor cultural. Essa articulação é muito importante, já necessária há muito tempo para que a gente consiga efetivar e materializar a força que tem a cultura brasileira”, disse, reforçando que a participação de comitês, pontos de cultura e institutos federais aproxima os territórios das comunidades de maneira democrática e inclusiva.

Difusora1 com informações do Paraíba .com

Gostou Compartilhe..