Lula tem indisposição, cancela agenda e é submetido a exames em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se sentiu mal e cancelou a agenda que teria na tarde desta segunda-feira (26) com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil). A informação foi confirmada pela Band Brasília.

A reportagem apurou que o petista sentiu tontura após o almoço, chamou a médica e relatou o sintoma. Ele foi encaminhado ao hospital Sírio-Libanês e submetido a exames na cabeça. Lula já se encontra no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Em boletim médico enviado à Band, o hospital Sírio-Libanês informou que o diagnóstico foi de um quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite.

“Realizou exames de imagem e de sangue, todos dentro da normalidade. Já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia”, declarou o hospital em nota.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) não se pronunciou até a última atualização desta reportagem. A agenda de Lula desta terça-feira (27) só deve ser divulgada amanhã.

Histórico de saúde do presidente

No dia 19 de outubro de 2024, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, bateu com a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Durante as semanas que se seguiram, ele fez diversos exames de imagem que mostraram uma pequena hemorragia intracraniana e ficou sob monitoramento.

Até que, em 9 de dezembro, o presidente sentiu dores de cabeça e, depois de exames feitos no Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência, chamada trepanação, para drenar o hematoma.

Ele também passou por um procedimento endovascular – embolização da artéria meníngea média – para reduzir o risco de formação de novo sangramento, na região entre o osso do crânio e o cérebro.

Em 15 de dezembro, Lula teve alta hospitalar e no dia 19 do mesmo mês retornou para Brasília, com viagens e exercícios físicos restringidos.

D1 com BAND/UOL

Gostou Compartilhe..