O incentivo à educação é uma das políticas de reintegração social executadas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), que segue avançando entre as pessoas privadas de liberdade do sistema penal. Uma prova disso é o crescimento no número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), que neste ano contará com 2.097 candidatos inscritos na Paraíba — um aumento de 78,5%, em comparação com a edição de 2020, que teve 1.173 reeducandos (as) inscritos.
No ano passado, 2.034 reeducandos efetuaram a inscrição no certame, enquanto em 2022 foram 1.603 reeducandos inscritos.
As provas do Encceja PPL ocorrerão nesta terça (29) e quarta-feira (30), em 65 unidades penais do estado. Para os egressos do sistema penal, as provas serão realizadas na sede da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), responsável por coordenar o certame no estado.
João Alves, secretário de Estado da Administração Penitenciária, ressaltou a importância das ações de reintegração social por meio da educação e destacou o forte crescimento dos números de participantes do Encceja PPL nos últimos anos. “Ficamos felizes com os avanços que são fruto dos investimentos e do engajamento de toda equipe da Seap, gestores das unidades prisionais, policiais penais e professores. Desejamos uma excelente aplicação das provas e seguindo a orientação do governador João Azevêdo continuaremos investindo na política de reintegração social, fundamental para avançarmos com a contínua diminuição da reincidência criminal”, acrescentou.
A iniciativa, capitaneada pelo Ministério da Educação (MEC), possibilita a retomada da trajetória escolar para as pessoas privadas de liberdade que não concluíram os ensinos Fundamental ou Médio. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 23 de dezembro de 2024.
SECOM/PB