A atriz paraibana Marcélia Cartaxo, 63 anos, foi a grande homenageada da noite desta terça-feira (19) no 53º Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. Natural de Cajazeiras, Marcélia recebeu o Troféu Oscarito, a maior honraria do evento, que consagra os grandes intérpretes do cinema brasileiro. A premiação ocorreu no Palácio dos Festivais e foi entregue pela atriz Isabel Fillardis.
Em discurso emocionado, a artista relembrou sua trajetória de mais de quatro décadas dedicadas ao cinema e ao teatro. “Tive muita resistência, atravessando todas as diversidades. Encontrei na alegria de viver os personagens com amor e sinceridade a força para superar”, declarou.
A consagração em Gramado foi marcada também por um momento simbólico: Marcélia deixou suas mãos gravadas na Calçada da Fama, eternizando sua passagem pelo festival que já lhe rendeu algumas das maiores alegrias da carreira. Ela recordou a ovação de vários minutos recebida em 2019 por sua atuação em Pacarrete, de Allan Deberton, longa que conquistou oito Kikitos.
Marcélia destacou ainda a importância da cineasta Susana Amaral em sua carreira. Foi sob sua direção, em A Hora da Estrela (1985), adaptação da obra de Clarice Lispector, que a atriz interpretou a inesquecível Macabéa — papel que a projetou internacionalmente e lhe garantiu o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1986, tornando-se a primeira brasileira a receber o prêmio.
Com passagens marcantes em festivais nacionais e internacionais, a atriz segue expandindo sua atuação também como diretora. Entre seus próximos trabalhos está a cinebiografia dirigida por Allan Deberton, consolidando uma parceria artística que já rendeu frutos de grande sucesso.
D1 com Blog Cultura Cz