MEC aciona PF para investigar possível quebra de sigilo em questões do Enem 2025

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou na terça-feira que a Polícia Federal foi acionada para investigar uma possível quebra de confidencialidade em pré-testes do Enem 2025, após a anulação de questões da prova. O ministro não detalhou qual exame estaria sob suspeita, alegando necessidade de preservar a segurança da elaboração do Enem.

Ouça a fala do ministro:

Publicidade

A polêmica ganhou força após o estudante de medicina Edcley Teixeira afirmar nas redes sociais que memorizou perguntas do Prêmio CAPES Talento Universitário e que questões dessa prova poderiam ser usadas posteriormente no Enem. “Você não assina nada. É um prêmio completamente normal”, disse ele no Instagram. O Inep, porém, não confirmou qualquer relação entre os dois exames.

Cinco dias antes da segunda etapa do Enem, uma live de Edcley exibiu ao menos cinco questões semelhantes às da avaliação, o que levou o Inep a anular três itens do Enem 2025. Em comunicado, o instituto afirmou que todos os protocolos de segurança foram seguidos e atribuiu as coincidências a “similaridades pontuais entre os itens”, ressaltando que nenhuma questão é idêntica à da prova oficial.

Difusora1 com informações do G1

Gostou Compartilhe..