Mídia nacional aponta nova fase na relação entre Poderes após gesto de Hugo Motta e aproximação com Lula em evento no DF

A presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta em Brasília durante o recesso parlamentar para acompanhar o lançamento da Plataforma da Reforma Tributária do Consumo chamou a atenção da mídia nacional e foi interpretada como um gesto político relevante em pleno ano eleitoral.

Mesmo sem atividades legislativas em curso, o paraibano fez questão de estar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia que apresentou a infraestrutura digital que dará suporte à implementação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

De acordo com reportagem da Veja, o comportamento de Motta foi visto por interlocutores de Lula como uma disposição em atuar de forma mais alinhada ao Executivo, após um 2025 marcado por eventuais embates com o governo.

Ainda conforme a Veja, um maior alinhamento interessa a ambos os lados. Para Motta, significaria reduzir a dependência do Centrão em sua tentativa de recondução ao comando da Câmara em 2027, caso seja reeleito, além de fortalecer o projeto político de sua família, já que seu pai, Nabor Wanderley, será candidato ao Senado pela Paraíba, estado de perfil majoritariamente lulista.

Já para o governo, contar com Hugo Motta como aliado diminuiria o risco de surpresas negativas vindas do Legislativo e garantiria que as prioridades do Executivo fossem consideradas pela Câmara em um momento estratégico, às vésperas das eleições.

Foto: Breno Esaki/Metropoles

D1 com PB Agora

Gostou Compartilhe..