O início da entrega de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) ao Rio Grande do Norte gerou dúvidas na Paraíba sobre o nível do reservatório Engenheiro Avidos, mas o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirma que o PISF não utiliza o volume armazenado no manancial. Segundo o órgão, a água destinada ao RN é liberada diretamente pelo sistema do PISF e apenas passa pelos reservatórios Engenheiro Avidos e São Gonçalo, sem consumir a água acumulada localmente.
O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Bruno Cravo, reforça que “A entrega de água para o Rio Grande do Norte não está tirando a água acumulada de chuva no reservatório”, destacando que Avidos e São Gonçalo funcionam apenas como canais de passagem. Ele lembrou ainda que o uso da água já existente nos reservatórios é definido por Termo de Alocação firmado entre ANA, AESA e o Comitê da Bacia do Rio Piranhas-Açu, e que a previsão de entrega de 38,87 milhões de m³ ao sistema até 2025 foi concluída em julho.
Em reunião no gabinete do ministro Waldez Góes, nesta terça-feira (25), o MIDR definiu ações emergenciais para apoiar ribeirinhos afetados pela variação do nível do reservatório, incluindo construção de bebedouros para animais e suporte técnico para novas captações, além de intermediar negociações de alocação de água com os órgãos responsáveis.
Difusora1 com informações do Resenha Polítika