Ministério da Justiça encaminhou à Polícia Federal um ofício solicitando a abertura de investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O pedido foi enviado na semana passada ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, em um dos últimos atos de Ricardo Lewandowski à frente da pasta.
A solicitação teve origem em representação apresentada pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) e busca apurar a possível prática de crimes contra a honra — calúnia, difamação e injúria — contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O foco da apuração é uma postagem feita por Flávio Bolsonaro em 3 de janeiro, na qual ele associou Lula ao líder venezuelano Nicolás Maduro e ao Foro de São Paulo, citando crimes como tráfico internacional, lavagem de dinheiro e apoio a regimes autoritários.
No documento, Dandara argumenta que a liberdade de expressão deve caminhar junto com a responsabilidade e o compromisso com a verdade. O ofício enviado à PF é assinado por Eliza Pimentel da Costa Simões, coordenadora-geral de Administração do gabinete do então ministro, e recomenda que a corporação avalie o pedido e, se necessário, informe o andamento do caso ao Ministério da Justiça e à parlamentar autora da representação.
Difusora1 com informações da Carta Capital