O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça Eleitoral a cassação do mandato do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha (PSB), e de seu vice, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro, o Gardel Padeiro (Progressistas). A acusação é de abuso de poder político e econômico, com envolvimento de integrantes de uma facção criminosa para influenciar eleitores e comprometer a legitimidade do pleito.
Além da cassação, o MPE pediu a inelegibilidade de Braguinha, Gardel Padeiro, da então candidata a vereadora Kylvia Maria de Lima Oliveira (Progressistas) e de dois servidores públicos: Francisco Leandro Farias de Mesquita e Francisco Edineudo de Lima Ferreira. Os dois últimos são apontados como suspeitos de participar das atividades ilegais.
O caso envolve graves acusações de violação da normalidade eleitoral e da integridade do processo democrático em Santa Quitéria. Apesar do pedido do Ministério Público, os citados ainda não foram formalmente notificados pela Justiça Eleitoral. O desdobramento do caso será acompanhado de perto, dado o impacto que pode causar na política local.
Redação D1